Jornacitec Botucatu, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
LOGÍSTICA DA COLHEITA FLORESTAL: RENDIMENTO OPERACIONAL DO FELLER BUNCHER EM FLORESTA DE EUCALYPTUS
Hilda Maria Bassoli, Paulo Torres Fenner, Sérgio Augusto Rodrigues, Ricardo Hideaki Miyajima, Rodrigo Petrongari Tonin

Última alteração: 2016-10-22

Resumo


A colheita florestal que compreende as atividades de corte, extração e carregamento da madeira nos veículos de transporte, é a operação que gera maior custo da madeira utilizada nas fábricas, geralmente essas atividades são realizadas de forma mecanizada com o intuito de aumentar o rendimento e reduzir os custos de produção (SANTOS et al., 2016).

A colheita e o transporte da madeira são considerados as etapas mais importantes dentro do setor florestal em termos econômicos, representando no mínimo 50% dos custos totais da madeira posta na indústria (MACHADO, 2008).

A mecanização nas etapas de colheita florestal contribui para o aumento do rendimento nas operações gerando uma maior produtividade no processo, diminuindo-se assim os custos que são obtidos nesta atividade que tanto onera o orçamento das empresas.

Segundo Moreira et al. (2004), estudos realizados com sistemas mecanizados de colheita de madeira indicaram que a produtividade dos povoamentos florestais tem influência direta sobre a eficiência técnica e econômica da maioria das máquinas, sendo mais eficientes aquelas que atuam em povoamentos de maior rendimento volumétrico por unidade de área.

O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar os tempos e rendimentos do feller buncher comparando duas diferentes larguras de eito de corte: 12 metros (4 linhas) e 9 metros (3 linhas).


Texto completo: PDF