Jornacitec Botucatu, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUE EM DESKTOP
Fabiano Nogueira Gomes, Renato Luiz Gambarato

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


No atual quadro deste século, a informação faz a diferença entre as empresas competitivas do mesmo segmento.

Por isso, neste contexto, devemos valorizar e saber utilizar com veemência as informações na qual temos acesso, para um melhor gerenciamento diante o mercado em que se atua, sendo então, praticamente imposta às empresas a necessidade de se ter um sistema informatizado para melhor organizar e manipular suas informações de maneira segura, ágil e de fácil utilização.

O Kanbam é uma responsabilidade entre cliente e fornecedor e não pode haver falhas, pois isto ocasiona em um forte impacto no capital de giro da empresa.

Access é um sistema de administração de banco de dados (Miguel, 2016).

“[...] Com Access podemos criar este tipo de banco de dados, que geralmente se salvam em arquivos mdb, e administrá-los através da aplicação. Access dispõe de numerosos métodos e assistentes para definir qualquer elemento do banco de dados, como as tabelas, as consultas etc. E realizar a administração e gestão dos dados.”

A sigla VBA significa Visual Basic for Applications, ou Visual Basic para Aplicativos em português. VBA vem de VB (Visual Basic), o Visual Basic é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft.

Segundo Romagnolo (2016), Visual Basic era muito usada em ambientes corporativos, uma pesquisa de 2005 indicou que 62% dos programadores usavam uma forma de Visual Basic, seguido de C++, JavaScript, C# e Java. Atualmente foi suplantada pelo Java.

Segundo Lopes (2016), o Excel, inventado e desenvolvido por Dan Bricklin e Bob Frankston Visicalc, foi a primeira planilha. Lançada em 1979, muito semelhante ao atual Excel. Foi provavelmente a aplicação que fez com que computadores pessoais deixassem de ser um hobby e passassem a ser considerados como uma ferramenta de negócios.

 

Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema de controle de estoque em desktop para uma melhor organização dos componentes de kanbam minimizando suas falhas. E otimização das atividades de almoxarifado diminuindo custos de insumos de produção, administrativos, e com limpeza. Neste sentido um sistema informatizado pode cumprir com todos requisitos necessários para um gerenciamento competente e ágil, já que há fotos de tudo que foi cadastrado.

Na empresa há um sistema informatizado, porém o mesmo não contém um controle de estoque, por isso a ideia de construí-lo com os recursos que a empresa oferece.


Texto completo: PDF