Jornacitec Botucatu, XII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL, POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO E O SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICOS DOS ALUNOS NO SEGUN
Bernadete Rossi BARBOSA-FANTIN, Maria Gilvânia Almeida dos Santos, Denise Fecchio

Última alteração: 2023-09-21

Resumo


A maioria dos currículos pouco se diferenciavam. Predomina a clássica divisão por disciplinas que são ensinadas separadamente onde as consideradas mais importantes têm uma carga horária maior em detrimento de outras menos valorizadas. No entanto esse modelo não atende mais às necessidade da sociedade atual. Ganha força o conceito de currículo por competências. O modelo é adotado por IES ao redor do mundo, sai de cena a divisão por disciplinas, e entra uma estruturação por unidades curriculares focadas no desenvolvimento de competências intelectuais e atitudinais. Este trabalhou objetivou avaliar o impacto do currículo por competência, trabalhado no Projeto de Educação Empreendedora em conjunto com a disciplina de Administração Geral, no desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Tecnologia em Logística e Produção Industrial da FATEC Botucatu. Foram usadas diferentes metodologias ativas de aprendizagem como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências, com os alunos participantes do projeto de Educação Empreendedora. Os índices para avaliação do rendimento acadêmico, Percentual de Rendimento Padronizado - PRP, Percentual de Progressão no curso – PP, Taxas de concluinte e sucesso escolar e Taxa de Evasão foram retirados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA e os resultados demonstraram um melhor desempenho dos alunos que participaram do projeto.


Texto completo: PDF