Jornacitec Botucatu, XII JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL, POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO DOS CURSOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL E LOGÍSTICA
Eliandra Franco Lima, BERNADETE ROSSI BARBOSA-FANTIN, Denise Fecchio

Última alteração: 2023-09-22

Resumo


Os profissionais da Indústria 4.0 precisarão ter conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para atenderem às atuais demandas dos diversos setores produtivos e acompanharem os avanços desta nova revolução industrial. Se comparada ao modelo educacional tradicional, o uso de metodologias ativas estimula o desenvolvimento de competências e habilidades demandadas pelo universo corporativo. Ao promover o desenvolvimento de competências, como aprender a buscar informações, ter comprometimento, ser persistente e promover a independência e autoconfiança do estudante, a Educação Empreendedora aliada ao uso das metodologias ativas tornam-se de extrema importância para o processo. As metodologias ativas de aprendizagem, propõem uma mudança no papel do professor e do estudante. A autonomia e o protagonismo dos estudantes, desenvolvidos com o uso de metodologias ativas, fazem toda a diferença no resultado. O objetivo deste projeto foi verificar o impacto do currículo por competências no desenvolvimento das Soft Skills, dos alunos ingressantes no 2º semestre de 2022, nos curso de Tecnologia em Produção Industrial e Logística (Grupo Teste) em comparação com turma anterior, não participantes do projeto (Grupo controle), por meio de Testes comportamentais aplicados que demonstraram uma melhor evolução do Grupo Teste.

 


Texto completo: PDF