Jornacitec Botucatu, XI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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UTILIZAÇÃO DE INTERNET DAS COISAS (IoT) NO MONITORAMENTO DE INCÊNDIO
Breno Gabriel Miggiolaro, Cauan Guilherme Lima, Ezequiel Pereira da Silva, Fabio Winckler Rubio, Thiago Candido Pareschi Soares, Victor Pires Campos

Última alteração: 2022-10-05

Resumo


A sociedade enfrenta vários problemas relativos à segurança do trabalho em suas devidas infraestruturas, seja física ou virtual. Incêndios sempre apresentaram grandes riscos aos ambientes e pessoas, o crescimento de incêndios estruturais vem aumentando (MORATO; MOTTA, 2021). Ainda segundo os autores, por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios no Brasil, o Instituto Sprinkler Brasil conseguiu capturar 1244 ocorrências de incêndios estruturais de janeiro a dezembro de 2020, representando alta de 43,7% comparado com dados de 2019, o que mostra à indústria que existe uma necessidade de tecnologias preventivas e atuantes contra incêndios. Segundo Oliveira (2017), Internet das Coisas é muito mais que apenas ligar lâmpadas pelo smatphone. Não é somente ligar as “coisas” pela internet, mas também torná-las inteligentes, capazes de coletar e processar informações do ambiente ou das redes as quais estão conectadas. Com isso em mente, o projeto tem como base o desenvolvimento de um equipamento IoT que possa realizar o processamento inteligente dos dados. O desenvolvimento e montagem do protótipo contará com uma placa Arduino, devido a sua versatilidade tecnológica. Segundo Arduino (2018), as placas Arduino são capazes de ler entradas (luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem do Twitter), e transformá-la em uma saída (ativando um motor, ligando um LED, publicando algo on-line). O usuário pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções para o microcontrolador na placa. Para isso, utiliza a linguagem de programação Arduino (baseada em Wiring) e o software Arduino (IDE), baseado em Processing. com a topologia lógica baseada em C++ para a construção da lógica programática do dispositivo (ARDUINO, 2018). O C++ é uma linguagem de nível médio, ou seja, possui comandos simples das linguagens de alto nível e comandos complexos das linguagens de baixo nível. É multi-paradigma, pois suporta mais de um estilo de programação, e é considerada uma linguagem de uso geral (CANALLE; ARAÚJO, 2022). Em complemento, serão utilizadas algumas bibliotecas específicas do Arduino disponíveis no site do fabricante para a construção da aplicação entre software e hardware. Segundo Arduino (2022), o ambiente Arduino pode ser estendido através do uso de bibliotecas, assim como a maioria das plataformas de programação. As bibliotecas fornecem funcionalidade extra para uso em esboços, por exemplo, trabalhar com hardware ou manipular dados. Assim, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um protótipo que consiga se comunicar diretamente com um aplicativo através da internet e realizar a comunicação de um possível incêndio, tratando essa informação de forma funcional.


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