Jornacitec Botucatu, XI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE UMA PÁGINA WEB PARA O ESTUDO DE MATEMÁTICA
Fernando Henrique Rodrigues Borin, Vivian Toledo Santos Gambarato

Última alteração: 2022-10-05

Resumo


Com o início da pandemia do Coronavírus no final do ano de 2019, e que estende-se até os dias atuais, a sociedade foi afetada de forma global, com modificações em todos os aspectos de vida possíveis, que vão desde a busca pela contenção do vírus e produção de vacinas, até o conforto e bem-estar da população, que passou a realizar a maior parte das atividades em casa, ou em home office (SILVA E SILVA, 2021). No âmbito da educação, instituições públicas e privadas de ensino, do básico ao superior, adotaram o ensino por meio de plataformas virtuais, utilizando tecnologia para promover o ensino e cumprir com o calendário letivo (BOTO, 2020; SILVA E SILVA, 2021). Entretanto, muitas destas instituições não possuem tecnologia suficiente para realizar esse tipo ensino, bem como muitos estudantes, cerca de 11% das crianças brasileiras, não possuem acesso à Internet e computadores em casa, nem mesmo celular em alguns casos, sendo excluídos do processo ensino-aprendizagem, evidenciando a grande desigualdade social no Brasil (IBGE, 2018; PEREIRA E BARROS, 2020). Além disso, professores e alunos interagem apenas por meio das videoaulas, mostrando-se necessária a produção de conteúdo de qualidade voltado para a educação, através de plataformas com novos métodos de ensino, com imagens, textos, vídeos explicativos, jogos e exercícios interativos, pois podem auxiliar o aluno na tomada de decisões, aprimoram a observação e a curiosidade, além de serem muito mais atrativos aos estudantes (PEREIRA E BIANCO, 2019; SOUZA, 2020). Atualmente, a ferramenta mais conhecida para esta prática é a plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube, onde se pode incluir apenas vídeos e descrições no seu rodapé, e os alunos interagem apenas por meio de comentários. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo descrever o desenvolvimento de uma página web de qualidade para o estudo de conteúdos de matemática, como adição, subtração, multiplicação e divisão com números decimais. Para construção desta página foram utilizadas várias tecnologias, sendo as seguintes: HTML5 e CSS3 para a inclusão de textos e a estilização dos elementos escritos; o processador de texto Microsoft Word e o software para criação de desenhos Microsoft Paint para a produção e inclusão das imagens de maneira estratégica; um Notebook Acer Aspire 5 com uma Mesa Digitalizadora One By Wacom para a produção e a inclusão dos vídeos; o software Camtasia Studio8 para a realização da gravação; e a hospedagem dos vídeos no Youtube. Ainda foram inseridos na página, um campo para realizar as operações como forma de treino, feito através da linguagem de programação JavaScript, além de exercícios complementares de verificação com respostas geradas automaticamente, utilizando a ferramenta de pesquisa on-line Microsoft Forms. Espera-se que através deste tipo de estrutura na página web, o aluno consiga absorver muito mais o conteúdo exposto, possibilitando uma melhora no seu aprendizado, fixando o conteúdo de maneira mais eficiente. Além disso, esse tipo de estrutura pode ser eventualmente adotado nas demais disciplinas, como um modelo alternativo de ensino-aprendizagem.


Texto completo: PDF