Jornacitec Botucatu, XI JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO USO DE APLICATIVOS MOBILE NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Letícia Nunes Alves, Bruno Alves de Carvalho, Lucius Matheus Savariego Ferreira, Marco Antônio Nagao, Maria Fernanda Martins

Última alteração: 2022-10-05

Resumo


Na atualidade, sabe-se que a língua inglesa é fundamental para qualquer profissional, visto que o mercado de trabalho oferece melhores oportunidades para quem é fluente no idioma. Segundo Bartolo (2017), o ensino da língua inglesa tem sido destaque entre os aplicativos educacionais. Isso porque a liberdade e a facilidade de conhecimentos da língua, por meio desses aplicativos, têm despertado uma nova metodologia de aprendizagem. Sendo assim, é prático e gerenciável pelos alunos que os adaptam às suas necessidades de estudo. As funções oferecidas pelos celulares expandem as possibilidades de acesso ao conhecimento e informação instantânea. Com a ascensão da tecnologia e o maior alcance de acesso aos dispositivos eletrônicos, há uma constância na utilização destes. O avanço do acesso à internet possibilitou a concepção de novos espaços de aprendizagem e interação. Assim sendo, os termos m-learning ou mobile-learning foram concebidos para fazer alusão às atividades educacionais que podem ser executadas por intermédio de dispositivos móveis (ESTEVES e RIBEIRO, 2019, p. 124). Grande parte do desenvolvimento de aplicativos tende-se à área da educação, em específico ao ensino de línguas, fato que é constatado nas lojas de aplicativos dos dispositivos móveis. Dessa forma, as pessoas podem dispor do seu tempo para fazer conexão com a internet e aproveitar os benefícios dos aplicativos gratuitos. Nota-se que, com o passar do tempo, sucede uma maior busca por aplicativos da língua inglesa, com o intuito de estudá-la. Do modo em que ocorre em todos os estudos, é necessário ter dedicação para conquistar as tarefas exigidas pelos aplicativos, os quais disponibilizam o áudio e a escrita (GOULART, 2021). Como exemplo, pode ser citado o Duolingo, que é um dos aplicativos mais utilizados na aprendizagem de línguas. É composto por histórias simples e de fácil compreensão ao estudante, e tem como ponto central o exercício de laborar as quatro habilidades da língua inglesa: listening, speaking, reading, writing (LIMA, 2019, p. 6). Os estudos sobre Mobile Assisted Language Learning (MALL) mostram que os dispositivos móveis podem ser usados como alternativa para expandir o ensino da língua inglesa para o aluno, pois proporcionam experiências de aprendizado do idioma. Para Sá, Pereira e Carelli, conforme citado por Gonçalves (2014, p. 52), nota-se a ampliação da utilização dos dispositivos móveis e, consequentemente, os aplicativos mobile para o aprendizado da língua inglesa, retratando a MALL como uma área inovadora de estudo, a qual possibilita maior liberdade de conexão aos usuários. Conclui-se que o uso de aplicativos mobile é de fundamental importância e utilidade para o aprendizado da língua inglesa, em razão de propiciar maior facilidade no acesso à educação tecnológica.


Texto completo: PDF