Jornacitec Botucatu, XIV JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PACIENTES NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA NA BASE SCIELO (2024)
Liandra Evangelista De Andrade, Ana Beatriz Da Silveira Ribeiro, Patrícia Aparecida De Souza, Adryane Gonçalves, Guilherme Costa Lopes

Última alteração: 2025-09-30

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar e analisar qualitativamente publicações sobre as práticas de comunicação entre profissionais de saúde e pacientes no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa, de natureza qualitativa, realizada através de busca sistemática na base SciELO Brasil, utilizando os descritores: "comunicação em saúde", "comunicação profissional-paciente", "relação profissional-paciente" e "práticas de comunicação". Foram incluídos apenas artigos publicados em 2024, em português, na área temática de ciências da saúde, que abordassem práticas de comunicação no contexto brasileiro. A partir dos critérios estabelecidos, realizou-se análise de quatro estudos brasileiros contemporâneos utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Emergiram três categorias temáticas: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como mediadoras do cuidado; Competências comunicacionais dos profissionais de saúde; e Letramento em saúde e empoderamento do paciente. Os resultados evidenciaram evolução na incorporação de TICs na Atenção Primária à Saúde. Os residentes de medicina de família demonstraram competências comunicacionais adequadas, mas com fragilidades nos processos reflexivos. O letramento em saúde desenvolve-se principalmente através de relações interpessoais, com profissionais exercendo papel mediador fundamental. Conclui-se que as práticas comunicativas em saúde no Brasil, publicadas na base Scielo em 2024, apresentam movimentos importantes, demandando investimentos em infraestrutura tecnológica, desenvolvimento de competências reflexivas dos profissionais e estratégias que promovam autonomia dos usuários.

 


Texto completo: PDF