Jornacitec Botucatu, X JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Internacionalização da Indústria de Cosméticos: uma análise comparativa entre os processos de internacionalização da indústria brasileira frente à internacional
Kauan Pereira Nobre, Aline Correia de Sousa Colantuono

Última alteração: 2021-09-23

Resumo


Com o desenvolvimento do sistema capitalista, e principalmente, com a expansão da globalização, o mundo vem passando por constantes transformações, entre as quais, a quebra de barreiras econômicas, comerciais e culturais, o que vem aumentando a necessidade de intensificação da internacionalização de empresas para novos mercados. Apesar de alguns setores optarem pela internacionalização produtiva, na busca por vantagens comparativas, o setor de cosméticos apresenta uma estratégia de internacionalização diferente, optando por realizar todo o processo produtivo no mercado interno, e comercializando seus produtos no mercado internacional. Assim, o objetivo deste trabalho é entender e analisar os motivos pelos quais as empresas estrangeiras de economias desenvolvidas possuem maior influência e domínio no mercado mundial de cosméticos, impondo barreiras à internacionalização das empresas de países emergentes, tais como o Brasil. Esta pesquisa se justifica pelo entendimento do processo de domínio de players da indústria de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) de países desenvolvidos, e da dificuldade que as empresas de economias emergentes enfrentam para penetrar seus produtos em mercados estrangeiros. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, através de busca bibliográfica e documental, e a pesquisa descritiva. Constaram-se muitas barreiras à entrada de empresas de HPPC de países emergentes no exterior.

Texto completo: PDF