Jornacitec Botucatu, X JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
TRABALHO DOCENTE E GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL PAULISTA
Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Filipe de Oliveira Peixoto, Mariana Wagner de Toledo Piza

Última alteração: 2021-09-20

Resumo


Este resumo expandido apresenta um recorte revisado de uma pesquisa empírica em uma escola municipal localizada no centro-oeste paulista. O principal objetivo dessa pesquisa foi investigar os desafios enfrentados pela escola na implementação de estratégias de ensino remoto, com vista à gestão da instituição e à adaptação de seu corpo docente. Uma coordenadora e quinze professores (dez do Ensino Infantil e cinco do Ensino Fundamental I) responderam a dois roteiros de entrevista estruturados entre os dias 18 e 20 de agosto de 2020. Após a leitura das entrevistas e discussão dos dados, percebeu-se que a necessidade de capacitação de docentes para a atuação na modalidade em questão e uma boa comunicação com familiares e responsáveis dos estudantes foram os maiores desafios dessa instituição até o início do segundo semestre desse ano letivo.


Texto completo: PDF