Jornacitec Botucatu, X JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
GESTÃO ESCOLAR E ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CONTEXTOS PAQUISTANÊS E BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA
Amna Gohar, Mike Ceriani de Oliveira Gomes

Última alteração: 2021-09-29

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte de um estudo comparativo cujo objetivo é analisar a gestão dos sistemas de educação no Paquistão e no Brasil, com maior foco à gestão em esfera pública, mas também com considerações à privada. A realização desta pesquisa contou com orientação metodológica de revisão e análise documental, considerando experiências empíricas de diálogos dos autores com autoridades de gestão de instituições de ensino dos dois campos tomados como objeto de pesquisa para as análises documentais mais objetivas. Foram considerados os diferentes contextos dos dois objetos tomados para exploração, um país em desenvolvimento (Paquistão) e um país desenvolvido (Brasil), entretanto, foram encontrados muitos aspectos similares no que se refere aos procedimentos administrativos e resultados. A partir das análises aqui apresentadas, esta investigação também busca contribuir para com reflexões sobre os principais desafios à adoção de um modelo de ensino remoto em cenários emergenciais.


Texto completo: PDF