Jornacitec Botucatu, X JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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GAME WEB DE RPG COMO UM POTENCIAL PARA O ENSINO
Caio Felipe Silva, Lucas Santos Biazon, Vivian Toledo Gambarato, Vinicius Moreira Silva, Wendel Paes Santos

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


A indústria de games está em crescimento, inovando com tecnologias, principalmente web, que as potencializa (SANTOS et al, 2021). O mercado web para games tem uma vantagem que é o usuário não precisar de uma plataforma para acessar o conteúdo, apenas o navegador, necessitando apenas de Internet e de um dispositivo. Assim, é possível a criação de um jogo, não apenas para o lazer, mas que possa estimular a criatividade e a leitura. Segundo Martins et al (2018), a leitura de e-books, está cada vez mais popular e aceita, pelo custo x benefícios apresentados por essa ferramenta. Porém, essa aceitação vem por conta de a geração já estar acostumada a adquirir e aceitar novas tecnologias. Acerca desses pontos, surge o RPG, no qual o jogador necessita escolher e interpretar seu personagem, estimulando vários sentidos, principalmente a criatividade (ZAMARIAM, 2016). De acordo com Saraiva, Mügge e Alles (2017), após feita uma pesquisa entre alunos de uma determinada escola, concluiu-se que 90% deles preferem que os estudos sejam aliados à tecnologia. Segundo De Souza Júnior et al (2018), foi feita uma pesquisa, na qual foram sugeridas duas atividades, uma de forma padrão como um questionário, e outra um jogo. Após a pesquisa, foi possível notar um acréscimo no aproveitamento para quem fez através do jogo, além de uma aceitação maior. O estilo RPG possibilita vivenciar emoções utópicas. Juntando esse gênero, no formato de um livro-jogo, pode-se criar um RPG que possibilita a interação com a leitura tornando-a ainda mais atrativa e divertida. Segundo Zamariam (2016), após a consulta de uma pesquisa realizada em algumas escolas na região de Londrina, percebeu que os alunos perdem interesse em literatura quando é imposta. Pensando nisso, a solução encontrada por ele foi a utilização do RPG, em que os alunos vão participar da história e interagir. Logo, percebeu que RPG amplia o conhecimento em diversas áreas, além de melhorar a comunicação pessoal. Com tudo isso, nota-se que o ensino através de uma metodologia diferente prende a atenção e aumenta ainda mais o aproveitamento do aluno (leitor). De acordo com Ashinoff (2014) os jogos eletrônicos mesmo que não tenham sido desenvolvidos com intuito pedagógico, podem ser usados para tal propósito, estimulando o cérebro a aprender determinado assunto, assim como os jogadores de Pokémon que acabam aprendendo vários nomes e estilos da área. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um livro-jogo, que será um livro digital com ilustrações e efeitos sonoros para aumentar a imersão do leitor. Uma história que se molda conforme as escolhas, um sistema de inventário como HP (Sistema de vida) e dinheiro, assim se tornando um RPG. Serão utilizadas tecnologias web como HTML e CSS para a parte visual (front-end) em conjunto com o Javascript que tornara o jogo dinâmico, no back-end foi utilizado PHP com o banco de dados MySQL, todo esse conjunto permite suportar todos os requisitos necessários para rodar o game web. Todo esse projeto visa estimular ainda mais a leitura, com a diversão de um game.

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