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USO DE JOGOS PARA O APRENDIZADO DA LINGUA INGLESA
Última alteração: 2021-10-14
Resumo
O desenvolvimento e popularização de recursos computacionais e tecnológicos nos últimos anos trouxeram novas possibilidades e potenciais de interação aos seus usuários. Dentre essas possibilidades, uma, ainda pouco explorada, é a utilização de jogos eletrônicos comerciais (ou games) atuando como ferramentas auxiliares na aprendizagem, apesar de não serem programados com tais objetivos. (SANTOS 2011) Segundo Zichermann e Cunningham (2011), as estratégias utilizadas nos jogos funcionam como estímulo motivador, contribuindo para o engajamento na aprendizagem em um ambiente divertido e lúdico. Esse ambiente, cujo princípio é a apropriação de estratégias que promovam determinado comportamento e motivem o indivíduo, é denominado “gamificação”. Segundo De Souza et al. (2018), foi feito uma pesquisa, na qual foi sugerido duas atividades, uma de forma padrão como um questionário e outra, um jogo. Após a pesquisa, foi possível notar um acréscimo no aproveitamento para quem fez a atividade por meio do jogo, além de uma aceitação maior. De acordo com Saraiva et al. (2017), após feito uma pesquisa entre alunos de uma determinada escola, concluiu-se que 90% dos alunos preferem que os estudos sejam aliados à tecnologia. Um dos gêneros de games que por muito tempo foi considerado um gênero de nicho, mas que nos últimos anos têm ganho grande destaque e popularidade é o RPG (Role-Playing Game) acompanhado dos MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game), ou jogos on-line de interpretação em massa para múltiplos jogadores. O MMORPG é um gênero de jogo de computador e/ou videogame que permite que seus jogadores criem e interpretem personagens em um mundo virtual dinâmico e persistente, compartilhado por centenas ou até milhares de jogadores simultaneamente. Diferentemente dos games de outros gêneros, a maior parte da interação nos MMORPG ocorre com outros jogadores humanos e não com personagens controlados pelo computador, também conhecidos como NPC’s (non-player character). (SANTOS, 2011)
Os jogos educacionais oferecem diversas possibilidades de aprendizagem, proporcionando experiências que contribuem com o aprimoramento de habilidades cognitivas e processos emocionais. Além de melhorar e auxiliar no aprendizado de uma língua estrangeira, como citado anteriormente. (RAMOS, LORENSET & PETRI, 2016) Foi possível observar que por meio da interação com outros jogadores o indivíduo cria relação com expressões e interage verbalmente em outro idioma, e até mesmo em jogos singleplayer (um jogador), seja ele focado na parte educacional ou não, o aprendizado da língua inglesa é estimulado, através de diálogos e imagens que levam o jogador a entender o contexto da história, assim o tornando familiar a palavras chaves e frases marcantes que ao longo do tempo irão enriquecer o conhecimento do jogador à língua inglesa.
Os jogos educacionais oferecem diversas possibilidades de aprendizagem, proporcionando experiências que contribuem com o aprimoramento de habilidades cognitivas e processos emocionais. Além de melhorar e auxiliar no aprendizado de uma língua estrangeira, como citado anteriormente. (RAMOS, LORENSET & PETRI, 2016) Foi possível observar que por meio da interação com outros jogadores o indivíduo cria relação com expressões e interage verbalmente em outro idioma, e até mesmo em jogos singleplayer (um jogador), seja ele focado na parte educacional ou não, o aprendizado da língua inglesa é estimulado, através de diálogos e imagens que levam o jogador a entender o contexto da história, assim o tornando familiar a palavras chaves e frases marcantes que ao longo do tempo irão enriquecer o conhecimento do jogador à língua inglesa.
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