Jornacitec Botucatu, IV JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO PARA A MELHORIA DA FABRICAÇÃO DE UM PRODUTO COSMÉTICO POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP)
Jefferson Kraus Lourenço, Fernanda Cristina Pierre

Última alteração: 2015-09-22

Resumo


O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos e produtos ligados à beleza, atrás apenas de Estados Unidos e China, se distanciando cada vez mais do Japão que ocupa a quarta posição. A indústria brasileira de cosméticos tem papel fundamental na economia e representa mais de 1,8% do PIB nacional, segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Entre as principais categorias destacam-se os cosméticos para cabelo (MERCADO, 2015).

A água oxigenada como cosmético é um produto usado em processos de coloração capilar e sua principal matéria-prima é o peróxido de hidrogênio (H2O2), cuja concentração define a força do produto, conhecido popularmente como volumagem, dentre as mais comuns temos de 10, 20, 30 e 40 volumes. É um produto amplamente utilizado tanto nos salões de beleza quanto em domicílio para tintura capilar.

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é um processo dinâmico na busca de soluções para uma determinada situação (HOSKEN, 2014). Segundo Campos (2004), este surge com um objetivo principal de eliminar a possibilidade de reincidência de uma determinada anomalia, agindo sempre de acordo com a filosofia da melhoria.

O MASP incorpora um conjunto de idéias inter-relacionadas que envolvem a tomada de decisões, a formulação e comprovação de hipóteses, a objetivação da análise dos fenômenos, dentre outros, o que lhe confere um caráter sistêmico (JEREMIAS, 2010).

Essa metodologia é um processo prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nas organizações, visando solução de problemas e obtenção de resultados otimizados com redução dos custos operacionais ou aumento do faturamento da organização. Por meio deste método, ferramentas da qualidade foram utilizadas, como o brainstorming, diagrama de Ishikawa e o 5W1H.

Para melhorar os processos de fabricação da água oxigenada como produto cosmético, evitar retrabalhos, minimizar erros e até mesmo excluí-los foi aplicado o MASP para a elaboração de um plano de ação na empresa em estudo referentes a não conformidade com as especificações exigidas no produto final avaliado pelo laboratório de Controle da Qualidade.


Texto completo: PDF