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MARKETING ESPORTIVO E A SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS COMO MODELO DE GESTÃO DE SUCESSO NO PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR
Daniel Lima Vialôgo

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


O mundo esportivo, da mesma forma como em diversos outros segmentos de negócio, vem gerando muitas oportunidades que proporcionam maior rentabilidade e visibilidade para os clubes de futebol, seja por meio de patrocínios, parcerias e outras alternativas que favoreçam grandes investimentos.

Nota-se a constante movimentação de altos valores financeiros associados a transações com jogadores, modernização de estádios, redes da televisão e programas voltados mais especificamente para o público torcedor.

Apesar da atual conjuntura político econômica pela qual o país passa, o marketing esportivo ganha forças através do programa sócio torcedor, gerando receitas para clubes de futebol.

Para efeito de estudo, considerando não só dados conceituais, mas também a demanda gerada pelo consumidor brasileiro no futebol, torna-se importante compartilhar informações úteis e efetivamente relevantes que revelam conteúdos que possam servir de fundamento para outros tipos de pesquisa futuras que se aprofundem em outros diversos aspectos associados a marketing esportivo.

A partir do cenário atual no mundo futebolístico brasileiro, apoiando-se também em pesquisa bibliográfica, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar brevemente informações envolvendo o marketing esportivo baseando-se no programa sócio torcedor promovido com ênfase por grandes clubes concentrados nos principais centros metropolitanos.

Servindo como exemplo e modelo de gestão de sucesso no segmento, considerou-se a Sociedade Esportiva Palmeiras para breve demonstração da aplicabilidade do marketing promocional com êxito junto ao público torcedor.

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