Jornacitec Botucatu, X JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica

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IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vinícius Da Silva Moreira, Michele Conceição Da Silva, Vivian Toledo Santos Gambarato, Marco Antonio Nagao

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


RESUMO: Na comunicação humana, as tecnologias têm se tornado um fator fundamental na revolução do conhecimento, contribuindo para a transformação da sociedade e na maneira como ela compreende o mundo e a educação (FUCKNER, 2020). Em um mundo globalizado, o uso de tecnologias torna-se prático, conveniente e agrega melhorias, pois as funções e possibilidades que elas trazem são de relevância no aprendizado, trabalho, comunicação, e ambiente educacional. Com a utilização de ferramentas colaborativas como Zoom, Teams, Skype, Google Meetings, dentre outras, é possível realizar aulas com um alcance maior de pessoas, gravá-las de forma a dar continuidade ao aprendizado em situações pandêmicas como a da COVID-19 (LIMA, 2020). COVID-19 é uma doença causada por uma nova espécie de CoronaVírus, chamado SARS-CoV-2, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida quando uma pessoa contaminada fala, tosse ou espirra, ou em caso de tocar em lugares contaminados. Com o avanço na contaminação, a OMS anunciou que a doença se caracterizava como uma pandemia (MIRANDA; LIMA; OLIVEIRA; TELLES, 2020). Embora a Educação a Distância (EAD) já fizesse parte do cotidiano de instituições e professores e as plataformas de ensino on-line não fossem ambientes desconhecidos, é pertinente pontuar alguns fatores que particularizam a educação remota e a diferenciam das experiências já vivenciadas na EAD. O ensino remoto (aulas ao vivo) se tornou uma solução emergencial para dar continuidade às atividades de aprendizagem no contexto da pandemia, enquanto o Ensino À Distância (aulas gravadas) já vem sendo um meio de aprendizagem há algum tempo (SENHORAS, 2021). A utilização de ferramentas colaborativas para o ensino tem seus prós e contras. Algumas vantagens que a aula remota promove estão baseadas nas condições em que alunos e professores trabalham, sendo a mais notável: o custo. Mesmo que precisem de uma boa Internet para se conectarem à aula, ainda há a redução nos custos de transporte, materiais, tempo e equipamentos. Existem também vantagens que ao mesmo tempo, podem ser entendidas como desvantagens, como ter mais autonomia para decidir o horário das aulas e não ter cobranças semanais, o que de certa forma desanima o aluno; a interação que pode ser interessante em sala de aula, mas pode causar distrações (foco e disposição). Por outro lado, não há interação social pessoalmente, nem melhor compreensão e esclarecimento de dúvidas. Uma das desvantagens que se revelam bastante problemáticas é a limitação tecnológica, onde muitos alunos, principalmente os da zona rural, não têm condições e/ou uma boa conexão para a aula remota (EASY-LMS, 2021). Embora haja empecilhos no ensino remoto, é de se considerar relevante a implementação nos métodos de ensino atual, visto que de modo geral há mais aproveitamento à pontos negativos, de acordo com a capacidade de cada aluno de gerir sua própria autonomia. Assim, este trabalho tem como objetivo, demonstrar a importância do ensino remoto, seus prós e contras em relação ao ensino presencial, além de descrever a implantação e uso por uma instituição de ensino superior para manutenção da educação durante a pandemia de COVID-19.


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