Última alteração: 2016-08-08
Resumo
A radioterapia já é um procedimento médico muito bem estabelecido na medicina humana, no entanto, no Brasil, o uso desta técnica na medicina veterinária ainda é incipiente, com apenas estudos em nível de pesquisa científica e poucos grupos de especialistas dedicados a esse tipo de trabalho.
Alguns centros de radioterapia veterinária já existem em outros países como Estados Unidos, França, Canadá, Inglaterra, e até mesmo na Argentina. Os resultados apresentados nestas clínicas são bastante incentivadores e promissores. Muitos dos estudos desenvolvidos na radioterapia veterinária são derivados e facilitadores da implementação na medicina humana.
Na medicina veterinária, o uso da radioterapia tem sido relativamente raro quando comparada com cirurgia e quimioterapia. Porém, o uso limitado da radioterapia tem origem maior devido à falta de financiamentos e perícia do que a falta de indicação médica. O objetivo desde trabalho é demonstrar um breve histórico da utilização da radioterapia dentro da medicina veterinária, analisando os seus princípios e aplicações por meio da literatura.