Jornacitec Botucatu, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DOS SAIS MINERAIS PARA ABELHAS Apis mellifera L.
Daniel Cavalcante, Marcelo Camilli, Daniel Mendes, Ricardo Orsi

Última alteração: 2016-09-27

Resumo


A criação racional de abelhas Apis mellifera africanizadas que caracteriza a apicultura é de extrema importância, pois contribui para o processo de polinização de cultivos agrícolas e vegetação nativa, além de possibilitar a exploração de produtos apícolas de grande importância nutricional e farmacêutica. A produção de mel, pólen, própolis, cera, geleia real e apitoxina também são de grande importância para a geração de emprego e renda, sendo que o Brasil possui grande possibilidade de maximizar a produção desses produtos, devido a sua extensão territorial e riqueza de flora apícola.

Dentro deste contexto, a produção de um apiário está diretamente relacionada com a nutrição das colmeias, obtida do néctar e pólen colhidos na natureza. Estes alimentos são fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Dentre estes nutrientes, os minerais são de grande importância na nutrição das abelhas, participando como co-fatores enzimáticos, produção de proteínas, dentre outros.

A deficiência de sais minerais pode prejudicar o desenvolvimento, manutenção e reprodução das colônias, reduzirem a vida das abelhas, provocarem estresse e facilitar o aparecimento de doenças.


Texto completo: PDF