Última alteração: 2016-09-28
Resumo
A terceirização tem sido o foco das atenções nas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade nos serviços, reduzir custos e atender a seus clientes. A terceirização tem enfoque claro na qualidade e na redução de custos gerando resultados e favorecendo a eficácia com a otimização da gestão (NOVAES, 2004).
Verticalização é um termo utilizado para designar primarização. A primarização é definida como internalização dos serviços ou de empregados por uma organização. Conceituam primarização como o reverso da terceirização, ou seja, a primarização consiste em retomar as atividades que haviam sido terceirizadas. Portanto, a contratante passa a executar as atividades que haviam sido repassadas às contratadas (MAGALHÂES E.T AL., 2009).
Analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de desenvolvimento de produtos e serviços significa estimar e analisar as perspectivas de desempenho financeiro do produto e dos serviços associados resultante do projeto. Essa análise é de certa forma iniciada na própria definição do portfólio dos projetos de desenvolvimento de produtos e serviços, pois, ao escolher um dos produtos para ser desenvolvido, adota-se como base para a tomada de decisão a análise da viabilidade econômico-financeira de seu projeto. Essa é realizada com os dados disponíveis até então na fase que antecede o seu desenvolvimento. A estimativa de orçamentos para o projeto, resultante da atividade anterior, serve para trazer uma estimativa dos níveis de preço final do produto, que o tornaria viável e cobriria os custos envolvidos (GITMAN,2007).
As firmas necessitam conhecer as possibilidades de financiamento de seus projetos, pois assim conhecerão também o retorno (custo para firma) exigido pelos capitais disponíveis. Esse retorno exigido pelos capitais disponíveis, necessariamente deve ser considerado na avaliação de projetos de investimento. O retorno ou taxa exigida pelos capitais, representa o elo da ligação entre as decisões de investimento e financiamento dos projetos (SCHROEDER, J. T. et. al, 2005).
O presente trabalho objetivou evidenciar a viabilidade econômica da verticalização de um processo em uma empresa do ramo metalúrgico do interior do Estado de São Paulo, por meio de três métodos de avaliação de investimentos.