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RASTREABILIDADE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ATRAVÉS DE QR-CODES
Última alteração: 2016-10-13
Resumo
O grande número de smartphones no país com o aumento da busca por informações sobre alimentos com confiabilidade garantida, pressupõe-se que hajam sistemas que satisfaçam a necessidade dos consumidores aliados a um suporte que sirva para gerir a estratégia de campanha de marketing da empresa ou produtor. Segundo NANTES (2014), o QR code tem diversas utilidades, mas a principal função é comunicar as características do produto de forma ágil e prática, aumentando a segurança do consumidor no momento da compra. Ainda segundo COPETTI (2012) o QR code é um código de barras 2D que pode ser escaneado por dispositivos móveis, como, celulares e smartphones, desde que possuam uma câmera fotográfica. Este código é decodificado, passando a ser um simples texto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum local na nuvem (servidores com acesso a internet). Sabendo-se que a embalagem desempenha também função mercadológica, e participa ativamente do processo de comercialização do produto. Este modelo pode ser uma inovação considerável, do ponto de vista cultural e tecnológico. Assim fora criado uma plataforma que pode operar via telefone móvel com a utilização de código-qr, oferecendo experiência mobile do produto ao cliente e por outro lado possa permitir a indústria alimentícia (bem como seus distribuidores) identificar as regiões de maior potencial ou até mesmo o alcance de seus produtos no mundo, uma vez que se tem conhecimento do horário e local de onde estão sendo lida suas embalagens. Para COPETTI (2012), dentre as estratégias utilizadas em mobile marketing estão os códigos bidimensionais, conhecidos como qr-codes. Estes códigos 2D trouxeram para a publicidade digital uma gama de possibilidades de interação com o consumidor. Dentro deste conceito a plataforma folha-digital.com além de mostrar informaçãos sobre a rastreabilidade do produto também oferece dicas de consumo do mesmo, como receitas ou acompanhamentos, levando em consideração o horário e temperatura no momento da leitura, ofecendo então experiencia única para cada consumidor. Então o sistema além de propiciar uma maior interação do produto com o consumidor, pode também armazenar dados de visualização com localização via GPS. Deste modo o consumidor pode identificar a origem do produto que está consumindo, assim como o produtor do alimento pode identificar a localidade de seus consumidores. Segundo SOUZA (2016), a demanda crescente pelos smartphones como suporte às operações diárias, destaca a importância da tecnologia de informações em setores agrícolas. É perceptível um crescente investimento na rastreabilidade dos alimentos consumidos, uma vez que os consumidores estão mais capacitados em busca de informação. Dessa forma, com uso de qr-codes aliado aos dados armazenados em nuvem, onde permite informar ao consumidor sobre a origem e qualidades particulares do produto como produção, insumos aplicados, colheita, transporte e venda. De mesma forma, os produtores e empresas são favorecidos com tomadas de decisões mais racionais, através de um gerenciamento otimizado, com cadastro de códigos e acompanhamento da mercadoria, como horário e região onde suas embalagens estão sendo visualizadas com mapas, de onde seus produtos possuem maior demanda. O acesso ao sistema pode ser através da página: www.folha-gital.com .
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