Jornacitec Botucatu, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
PLATAFORMA UNITY 3D NO DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITÍVOS MÓVEIS
Thiago Augusto Jorge, Gustavo Kimura Montanha

Última alteração: 2016-10-14

Resumo


1 INTRODUÇÃO

O conceito de jogo eletrônico conhecido atualmente surgiu no momento em que os primeiros equipamentos digitais foram criados. Devido à dificuldade de acesso a esses dispositivos, os primeiros jogos não tornaram-se populares e a consolidação da indústria de jogos aconteceu apenas alguns anos mais tarde.

Em 1994 é lançado o celular da empresa Cetelco denominado Hagenuk MT-2000. Esse aparelho foi importante para o surgimento dos primeiros jogos eletrônicos voltados para dispositivos móveis. Embora na época a novidade não tenha feito o sucesso esperado, esse aparelho abriu portas para a chegada de jogos eletrônicos como o Tetris e possibilitou o pontapé inicial para a expansão desse mercado (GRUPO NZN, 2016).

Apenas alguns anos depois, em 2004, estima-se que a indústria de entretenimento digital tenha movimentado cerca de 40 bilhões de dólares somente nesse ano, ultrapassando de forma significativa o faturamento da indústria cinematográfica (CLUA; BITTENCOURT, 2005). As empresas motivadas por esse crescimento têm investido e se dedicado cada vez mais ao desenvolvimento para esse ramo.

Com a complexidade inerente a esses jogos eletrônicos, as empresas passaram a necessitar de melhor adequação para tornar o processo de desenvolvimento o mais completo e produtivo possível. Para auxiliar tal cenário, surgem plataformas integradas de desenvolvimento de jogos eletrônicos, que contém quase todas ferramentas necessárias para a edição, programação e compilação dos mesmos.

Para que essa adaptação aconteça, há uma necessidade de padronização do desenvolvimento a fim de facilitar todas as etapas durante o processo de criação dos jogos. Essa padronização ocorre através da adoção de métodos que possibilitem o desenvolvimento ágil e integral das aplicações. Esse projeto tem o intuito de demonstrar a utilização dos recursos da plataforma Unity 3D no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.

 

2 MATERIAL E MÉTODOS

Para aplicação e análise da plataforma integrada Unity foi desenvolvido um jogo infantil com o intuito de exemplificar as ferramentas básicas da mesma, bem como a integração de ferramentas externas com a Unity. Esse jogo foi criado durante um período de estágio supervisionado em uma empresa desenvolvedora de jogos.

É importante salientar que a plataforma foi avaliada somente no processo de codificação e implementação do jogo, as etapas anteriores como o planejamento e documentação do jogo não utilizaram a mesma. Além disso, foram utilizadas algumas ferramentas externas para auxiliar no processo de desenvolvimento.

Especificações do computador utilizado no projeto:

  • Processador Intel Core i5 750
  • 2 GB de Memória RAM
  • Disco Rígido de 500 GB
  • Sistema Operacional Windows 7 Ultimate
  • Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GT 430

Versões dos softwares:

  • Unity3D 4.6/5.0
  • Audacity
  • Adobe Photoshop CS6
  • Adobe Illustrator CC 17.0.0

O levantamento de requisitos do jogo desenvolvido foi fornecido pela empresa onde foi realizado o estágio. A proposta foi criar um jogo voltado para o público infantil que fosse simples, mas possibilitasse o entretenimento desse público. A ideia final foi a de desenvolver um jogo eletrônico para empilhar bloquinhos que apresentasse um visual bastante apelativo para o público alvo.

O game foi desenvolvido com o intuito de ser relevante para as crianças, satisfazendo suas necessidades de diversão, cultura e aprendizado. Toda a etapa de desenvolvimento foi feita pensando nessa premissa básica, por isso a jogabilidade é simples e os gráficos são voltados para esse público alvo.

Finalmente, a prática foi aliada à teoria através desse trabalho, coletando-se os dados disponíveis e mais relevantes sobre os temas abordados e relacionando-os com o software desenvolvido. Todo esse processo foi unificado através da utilização da plataforma Unity 3D.

A etapa do desenvolvimento foi dividida em algumas partes seguindo-se a rotina passada pela empresa, é importante salientar que, na prática, nem todas as etapas foram sendo cumpridas sucessivamente. Muitas vezes algumas etapas foram realizadas antes de outras ou até mesmo consecutivamente, dentre elas estão: Pesquisa de materiais relevantes sobre o tema abordado, definição do tipo de arte a ser utilizada no jogo, criação e edição dos elementos visuais do jogo e, por fim, criação da cena principal e scripting.

 

A etapa de pesquisa foi feita para permitir um melhor entendimento sobre a área de desenvolvimento do jogo e para servir de inspiração ao desenvolvedor no momento da criação da parte visual do game. Para essa pesquisa foi utilizado o mecanismo de busca de imagens do Google, por conter um grande acervo de conteúdos visuais que podem servir de base ao desenvolvedor.

Com algum tempo de pesquisa conseguiu-se obter uma boa noção sobre possíveis temas a serem abordados. Depois de algumas discussões acerca do assunto surgiu a ideia de criar animais com temática infantil para serem utilizados como texturas que seriam aplicadas aos bloquinhos do jogo, essa proposta foi prontamente aceita pela equipe e deu início ao desenvolvimento gráfico do jogo.

Toda a parte visual das texturas utilizadas no projeto foi criada e editada através do Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. A cena em que o jogo transcorre foi inteiramente desenvolvida por meio da plataforma Unity 3D, bem como a programação, movimentação, score, painéis e botões. Todas as texturas criadas foram importadas para a Unity e aplicadas a um determinado material, criado dentro da própria plataforma, para então serem aplicadas aos objetos 3D. Nesse sentido, a Unity foi essencial no momento da unificação dos recursos desenvolvidos durante o projeto.

A criação da primeira cena do jogo buscou reunir todos os bloquinhos anteriormente criados, junto de uma animação de movimentação da câmera e um menu básico utilizado no jogo para formar uma tela de apresentação. Para isso o menu foi adaptado de maneira a ser simples e de fácil acesso ao usuário, ele foi dividido em duas partes, a primeira com a opção novo jogo e a segunda com as opções adicionais como créditos, som e sobre o jogo.

A partir desse momento decidiu-se que a resolução adequada para a execução do jogo seria a portrait (modo retrato), já que a disposição dos blocos seria pra cima (empilhando-os), facilitando o espaço de trabalho dentro do dispositivo móvel. Essa definição foi primordial para o desenvolvimento do jogo, todos os cenários tiveram que ser criados pensando e adequando eles a essa resolução. A Unity dispunha de todos os recursos de resolução adaptadas para os dispositivos móveis, correlacionando diversos tipos de resolução em modo retrato e paisagem.

Na etapa de criação da cena principal e scripting foi criada a cena em que o jogo realmente acontece, a ideia inicial era montar um quarto parecido com um quarto de criança bem simplificado. Além disso, diversos scripts foram criados durante o desenvolvimento dessa cena, desde scripts que controlam os efeitos sonoros até scripts que controlam o sorteio dos cubos no início do jogo. Novamente a plataforma se sobressaiu, pois continha recursos para a codificação em três linguagens diferentes, são elas C#, Javascript e Boo (Derivada do Python), isso proporcionou uma maior liberdade no momento da implementação.

 

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A ferramenta Unity 3D se mostrou relevante durante todas as etapas dentro do desenvolvimento do jogo, pois possui um acervo enorme de ferramentas que auxiliam todo esse processo. A plataforma possui recursos de criação de terrenos, objetos do jogo, simulação física, entre outros.

Passos et al. (2009) complementa, a plataforma Unity possui uma interface simples e amigável que pretende facilitar o desenvolvimento de jogos de diversos gêneros e outros sistemas visuais. Os resultados do jogo desenvolvido estão disponíveis na plataforma online Google Play.

 

4 CONCLUSÕES

Esse trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo eletrônico para dispositivos móveis utilizando a plataforma Unity 3D e especificar parte do processo de criação, construção, edição e finalização do mesmo. Além disso, buscou atender essas necessidades demonstrando o uso completo de todas as tecnologias necessárias durante o desenvolvimento de um jogo, bem como, a integração do desenvolvimento através da plataforma Unity.

Por fim, essa pesquisa demonstrou os materiais necessários, etapas de produção, planejamento e resultados através dos exemplos publicados. Espera-se que essa pesquisa possa servir de auxílio a todos aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos na área do desenvolvimento de jogos, utilizar das etapas exemplificadas no projeto para garantir a eficiência do desenvolvimento e explorar o constante crescimento do mercado de games no Brasil e no mundo.

 

5 REFERÊNCIAS

CLUA, E. W. G.; BITTENCOURT, J. R. Desenvolvimento de jogos 3D: concepção, design e programação. In:  JORNADAS DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA (JAI), 24., CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 24., 2005. Anais ... São Leopoldo, 2005. p. 1313-1357.

 

GOOGLE. Google Imagens. Disponível em: <https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT>. Acesso em: 02 set. 2016.

 

GOOGLE. Google Play: Blocksome. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.animagames.blocksome>. Acesso em: 02 set. 2016.

 

GRUPO NZN. Da cobrinha ao realismo: como os jogos de celular evoluíram com o tempo. 2016. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/102175-cobrinha-realismo-jogos-celular-evoluiram-tempo.htm>. Acesso em: 03 maio 2016.

 

PASSOS, E. B. et al. Tutorial: Desenvolvimento de jogos com unity 3d. In:  BRAZILIAN SYMPOSIUM ON GAMES AND DIGITAL ENTERTAINMENT, 8., 2009. Anais … Rio de Janeiro, 2009. p. 1-30.


Texto completo: PDF