Jornacitec Botucatu, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL NA APICULTURA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Bruno I. Amaral, Gustavo K. Montanha

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


O crescimento e desenvolvimento normal das abelhas requerem uma alimentação composta de proteínas, carboidratos, minerais, lipídios, vitaminas e água. Os carboidratos são supridos, naturalmente, pelo néctar na forma de açúcar, já todos os outros nutrientes são fornecidos pelo pólen.

A coleta destes alimentos fica dificultada durante a estação de seca, onde a carência de pólen acaba por afetar o desenvolvimento da colmeia. Desta maneira, a colônia definha e as abelhas podem até morrer de fome, tornando prejudicada a produção de mel da safra seguinte.

Diante da carência de recursos florais, quando a reserva de alimento torna-se insuficiente para as colônias, o apicultor necessita fornecer alimentação artificial às abelhas, assegurando produtividade e lucros. Contudo, esta opção apresenta alto custo com mão-de-obra e o com o próprio alimento a ser fornecido. Também é necessário que o mesmo tenha valor nutritivo ideal, não seja tóxico e supra as necessidades das abelhas.

Diversos estudos têm sido realizados por apicultores e pesquisadores com intuito de encontrar uma alimentação artificial proteica para as abelhas na tentativa de minimizar o enfraquecimento das colônias.

Um dos problemas apontados pelos pesquisadores da área é que, muitos substitutos encontrados para o pólen são tão eficientes quanto o natural, adequados nutricionalmente, podendo até ter maior valor nutritivo, porém são menos atrativos, apresentando baixa palatabilidade as abelhas (STANDIFER et al., 1973).

Diante de todos estes fatos, é necessário conhecer as opções de alimentos alternativos para a alimentação das abelhas no período de entressafra, no intuito de minimizar o enfraquecimento das colônias e aumentar a produção apícola.

Este trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos relevantes dos alimentos das abelhas, mostrando seus benefícios e malefícios, visando melhora de produtividade.


Texto completo: PDF