Jornacitec Botucatu, V JORNACITEC

Tamanho da fonte: 
FUNÇÕES DE AGRUPAMENTOS DE SIMILARIDADE ENTRE BAIRROS QUANTO CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO
Farid Sallum Neto, Lívia Paschoalino de Campos, Francini Piccolo Ferreira, Carlos Roberto Padovani

Última alteração: 2016-10-15

Resumo


A água é uma substância de fundamental importância para o planeta, dado que é essencial para a sobrevivência de animais e vegetais. De modo específico, para o consumo humano, a água potável deve respeitar referências de qualidade sobre parâmetros físicos, químicos, radioativos e microbiológicos. Para isto, o Ministério da Saúde estabelece, por meio da Portaria 518/04- Controle e Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano,  padrões mínimos e máximos para tais parâmetros sobre a qualidade da potabilidade da água que é distribuída para o consumo.

Na maioria dos estudos que envolvem varias variáveis avaliadas simultaneamente na mesma unidade experimental, há um fracionamento na discussão dos resultados, normalmente considerando o conjunto geral das informações contidas em todas as variáveis como um somatório de varias informações isoladas. No contexto da análise exploratória de dados, o que se deve considerar para estas situações é o estudo concomitante de todas as variáveis por meio de técnicas multivariadas, as quais preservam toda a estrutura de variabilidade dos dados nas medidas que envolvem a variação inter e entre variáveis (MINGOTI, 2008).

Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo utilizar técnicas multivariadas para construir funções de classificação de bairros do município de Botucatu-SP, quanto as similaridades das características de água para o consumo humano e estabelecer as concordâncias das classificações entre as diversas funções construídas.

Texto completo: PDF